Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

Parto Normal - Terror ou Amor?

O parto normal ou é muito aceito ou muito temido, dois extremos... O parto normal nada mais é do q o natural acontecendo.

Quem deseja muito ter um filho, estuda ao menos um pouco e conhece as vantagens de se fazer um parto normal, frusta-se se não consegue realizá-lo... E quem abomina o parto normal, prepara-se apenas para a cesariana, e acontece o parto normal sem q ela tenha esperado, evidencia todos o aspectos negativos e sai espalhando tais vivências, como se o parto normal fosse uma aberração. 

O parto normal, é o melhor parto tanto para a mãe, qto para o bebê, ele é fisiológico, ele beneficia ambos pelo seguinte: para a mãe, ela não traumatiza tecidos do abdome, ela tem uma involução uterina mais rápida, uma recuperação mais rápida, ela tem a possibilidade de sentar-se logo após o parto para segurar seu bebê, conhecê-lo e amamentá-lo, enquanto para o bebê, ele tem seus pulmões espremidos pelo canal do parto e consegue extrair todo o líquido a ser substituído pelo ar na primeira respiração, isso tudo agrega valores q não acontecem durante a cesária.  Porém a cesária não deve ser totalmente temida, pois ela é a opção para um caso em há realmente a indicação, como o posicionamento do bebê, alguma intercorrência da gestação, a cesária é um RECURSO para qdo não há possibilidades para o parto normal.

O q as parturientes devem então fazer para conseguir superar este momento de dor: pense q esta dor começou, trazendo uma boa-nova, seu filho q está prestes a nascer; pense q esta dor começou, se intensificará, vc sabe disso, e sabe q qdo não suportá-la mais, seu bebê chegará ao mundo; pense q a dor é finita, e não durará mais q algumas horas; pense q vc não quebrou nenhum membro, não está com dor por ter uma doença terrível, está fazendo um bem para seu bebê; tenha paciência, suporte com elegância  vc se orgulhará depois, e... depois desta dor, só haverá dor maior se acaso vc perder este filho, não importa em qual momento isso vier a acontecer, portanto, celebre este momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário